
LICORES
Os licores são bebidas alcoólicas coloridas e adocicadas. Surgiram como experiências de médicos e alquimistas na Idade Média, que os empregavam para efeitos medicinais, na forma de elixir e afrodisíacos. Todos os licores possuem alto conteúdo de açúcar, mas quanto ao gosto as combinações são ilimitadas.
Os licores surgiram para guardar, transmitir e potencializar os princípios ativos e os sabores de ervas, plantas e frutas no álcool. Apareceram na Antiguidade, quando egípcios e gregos deram os primeiros passos rumo ao domínio das técnicas de destilação. Naquela época, a bebida era usada para a cura de todos os males, como elixir de rejuvenescimento ou poção do amor.
Durante os séculos IV, V e VI de nossa era, as receitas de licores ficavam confinadas no maior segredo, em laboratórios de alquimia e nos mosteiros. Por serem grandes cultivadores de ervas - com finalidades terapêuticas, claro -, os religiosos acabaram criando grandes licores, como o Bénédictine e o Chartreuse.
A bebida como a conhecemos atualmente só foi produzida por volta do ano de 1250, quando o químico catalão Arnold de Vila Nova fez um tratado sobre a infusão de ervas no álcool. Vila Nova foi o primeiro a escrever receitas de licores medicinais.

Nenhum comentário:
Postar um comentário